Durante reunião ocorrida na manhã da últuma sexta-feira (19), entre o secretário de Industria, Comércio e Energia (Seinc), Simplicio Araújo, a diretora de relações institucionais da Suzano, Rakel Murad, o secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, foi alinhado sobre o aporte de R$ 2,8 milhões para pagamento da montagem da estrutura e dos gases que serão utilizados no Hospital de Campanha do município de Imperatriz.
“O hospital de campanha funcionará no Centro de Convenções de Imperatriz e é mais uma comprovação da nossa luta para combater a pandemia em todo o estado do Maranhão. Com esta unidade, iremos auxiliar no tratamento de pacientes com coronavírus em toda a Região Tocantina”, informou o secretário Simplício Araújo.
De acordo com a Seinc, serão, no total, 60 leitos disponíveis no hospital, sendo 10 de Unidade de terapia intensiva (UTI). A unidade começará a funcionar em até 15 dias, segundo informações do Governo do Estado.
O secretário Simplício Araújo comentou, também, sobre a aplicação de R$ 2,8 milhões destinada ao hospital. “O aporte é importante e vai se somar a outros recursos do Tesouro Estadual, uma vez que o Governo do Estado ainda tem despesas com equipamentos, medicamentos e folhas de pagamento de profissionais de saúde que irão atender no hospital”, disse.
Durante a coletiva, o governador Flávio Dino analisou a importância da unidade no enfrentamento à Covid-19. “Estamos montando agora porque não sabemos o que virá pela frente. A vacinação está em um ritmo muito lento e nós precisamos nos preparar”, analisou.
Além do hospital de campanha em Imperatriz, a Seinc foi responsável, também, pelas tratativas que resultaram na implantação do hospital de campanha Dr. Kleber Branco, no município de Pedreiras, com apoio da Eneva, e em um hospital de campanha doado pelo Governo Norte Americano para a cidade de Bacabal.
Suzano
A Suzano definiu, nessa quinta-feira (18), o apoio financeiro, em caráter parcial, para o hospital de campanha em Imperatriz.
A empresa, atualmente a maior em produção global de celulose de eucalipto e considerada uma das maiores produtoras de celulose do mercado, atua na cidade de Imperatriz e emprega cerca de 4 mil pessoas.