Um novo levantamento sobre a intenção de votos e opinião pública para as eleições municipais de 2020, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Amostragem (IPAM) contratada por Humberto F. Lima Eireli / Central de Notícias, nos dias 25 e 26 de julho, nas zonas urbana e rural, aponta empate técnico de membros da oposição com o atual prefeito de Bacabal do Maranhão-MA.
A pesquisa permite avaliar que, mesmo separados, Expedito Júnior (25,50%) e Coronel Egídio (16%), com a soma de votos, empatam com Edvan Brandão (41,50%). Os números abrem um leque de informações para discussões de que uma possível junção dos dois opositores pode mudar os rumos da disputa com a capacidade de atrair os que rejeitam o grupo do atual gestor, sendo que apenas 17% do eleitorado não decidiram em quem votar.
Os índices de rejeição também reforçam a tese de equilíbrio entre Edvan Brandão (PDT), Expedito Júnior (Solidariedade) e Coronel Egídio (DEM), com um detalhe: 42% dos entrevistados não escolheram nenhuma das opções, justamente por causa das indecisões partidárias.
Registrada no Site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a matrícula MA-07976/2020, a pesquisa tem margem de erro de 4,9% e nível de confiança de 95%. A Justiça Eleitoral estima que 61.894 pessoas estão aptas a votar em 15 de novembro deste ano para prefeito no município distante a 250 quilômetros de São Luís.