Os cidadãos de Penalva já desembolsaram mais de R$ 990 mil em impostos neste ano, direcionados aos governos federal, estaduais e municipais.
Esse valor foi registrado pelo Impostômetro, um painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo, localizada no centro histórico da capital paulista, na manhã desta sexta-feira, 07 de julho. Essa contabilidade inclui impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária.
No mesmo período do ano passado, os moradores de Penalva haviam pago R$ 939 mil em impostos.
Segundo a explicação fornecida pela Associação Comercial de São Paulo, esse aumento está relacionado ao crescimento da inflação.
O Impostômetro realiza estimativas do montante de impostos, taxas, contribuições e multas que os brasileiros pagam à União, aos estados e aos municípios.
Ele calcula automaticamente os dados fornecidos pela Receita Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As receitas provenientes dos estados e do Distrito Federal são apuradas com base nas informações do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), das Secretarias Estaduais de Fazenda, dos Tribunais de Contas dos Estados e da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.
Já as arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional e dos municípios, que divulgam seus números em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, além dos Tribunais de Contas dos Estados.
Quando somados, os impostos sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), impostos sobre serviços (ISS), Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins), imposto sobre produtos industrializados (IPI) e imposto de importação (II) representam a maior fatia de arrecadação para os cofres públicos.
Também é importante ressaltar o valor significativo pago pela população e pelas empresas em imposto de renda (IR), o qual contribui de forma considerável para os recursos governamentais.
É possível acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros através da página do Impostômetro na internet (www.impostometro.com.br).
Nessa plataforma, é possível visualizar os valores arrecadados por período, estado, município e categoria, proporcionando uma visão mais detalhada e transparente da arrecadação fiscal.