Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos

Imagem da notícia

Notícias

Logo Agência país

O Ministério da bem-estar recomendou, nesta sexta-feira (26), a aplicação da chamada dose zero da imunizante tríplice viral em menores de 6 a 11 meses e 29 dias. O objetivo é reforçar a proteção contra o sarampo nessa faixa etária, considerada mais suscetível à infecção e a formas graves da enfermidade.

A orientação ocorre após o registro de três casos da enfermidade em menores menores de 2 anos na zona norte de São Paulo. Além da capital paulista, a estratégia de reforço na imunizanteção também foi recomendada para Guarulhos (SP), por causa da intensa circulação de indivíduos no Aeroporto Internacional.

Notícias relacionadas:

Em nota, o ministério relatou que cerca de 100 mil doses serão enviadas para as duas cidades. Segundo a pasta, os três casos possivelmente estão relacionados à importação – quando a infecção acontece a partir do contato com indivíduos vindas do exterior, e não afetam o status do país como país livre do sarampo.

Duas das três menores que testaram positivo frequentavam a mesma creche e a terceira reside na mesma localidade. De acordo com a nota, todas apresentaram quadro clínico compatível com sarampo, incluindo febre, exantema e sintomas respiratórios. A confirmação laboratorial foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“A dose zero é uma ação extra de proteção, aplicada em menores entre 6 meses e 11 meses e 29 dias, antes da idade prevista no calendário vacinal, que é de 12 meses a 59 anos. Ela reduz o número de indivíduos suscetíveis ao sarampo e o risco de transmissão do vírus”, destacou o ministério.

A pasta reforçou que a dose zero é indicada principalmente em locais com circulação viral, surtos ou maior risco de contágio, contribuindo para interromper cadeias de transmissão e prevenir casos graves e mortes.

“Além do reforço vacinal, estão sendo adotadas medidas de vigilância para conter a transmissão local, como busca ativa de casos suspeitos, identificação e monitoramento de contactantes, investigação epidemiológica e bloqueio vacinal nas áreas de risco.”

>> Siga o canal da Agência país no WhatsApp

Copa do planeta

No comunicado, o ministério destacou ainda que os três países-sede da Copa do planeta Fifa 2026 — Estados Unidos, Canadá e México — enfrentam alta circulação de sarampo, o que aumenta o risco de exposição de viajantes brasileiros.

Nos Estados Unidos, foram registrados 2.288 casos em 2025 e 2.104 em 2026 até 20 de junho. No Canadá, após 5.075 casos no ano passado, já são 1.073 neste ano. No México, o número saltou de sete casos em 2024 para 6.586 em 2025 e 11.771 em 2026.

“O sarampo é altamente contagioso e pode causar complicações graves, especialmente em indivíduos não vacinadas. O aumento do fluxo internacional reforça o alerta para importação de casos. O Ministério da bem-estar orienta que viajantes verifiquem e atualizem a situação vacinal antes do embarque.”

A orientação é que menores de 6 a 11 meses e 29 dias que forem viajar para áreas de risco recebam a dose zero da imunizante tríplice viral, como proteção adicional antes do esquema de rotina. A dose não substitui as previstas no Calendário Nacional de imunizanteção – duas doses para menores, aplicadas aos 12 e 15 meses.

Para indivíduos de até 29 anos sem imunizanteção ou sem comprovação de imunizanteção contra o sarampo, são indicadas duas doses. Já para indivíduos com idade entre 30 e 59 anos, a recomendação é que seja aplicada pelo menos uma dose.

Leia mais na fonte original

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem