Os bairros da cidade de Penalva estão enfrentando interrupção no fornecimento de água desde o último sábado, dia 2 de Setembro, devido a uma manutenção programada anunciada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), conforme comunicado oficial.
A paralisação se faz necessária para realizar serviços de manutenção e afetou as seguintes áreas da cidade:
- Bacurau
- Campo de Pouso
- Caixa D'água
- Hospital Jesus de Nazaré
No entanto, a CAEMA está empenhada em restabelecer gradualmente o abastecimento de água e trabalha no sentido de normalizar a situação, mas até o momento vários bairros continuam sem água, inclusive o Hospital da Cidade Penalva.
Nesta terça-feira, 05 de Setembro, foi visto um caminhão-pipa abastecendo o reservatório do Hospital da Cidade, devido manutenção corretiva do poço P03 pela Caema.
A crise no abastecimento de água tem consequências graves para a saúde, com quase um milhão de mortes anualmente devido a doenças relacionadas à água, saneamento precário e falta de higiene. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com acesso a água potável e saneamento adequado.
A cada dois minutos, uma criança perde a vida devido a doenças ligadas à água. Garantir o acesso a água limpa e saneamento básico não apenas melhora a saúde, mas também contribui para a prevenção de doenças infecciosas.