
Notícias
O avanço de uma recente frente fria, aliada a um sistema de baixa pressão, deve favorecer novas pancadas de precipitação em parte do Rio significativa do Sul nesta quinta-feira (26). Segundo a Defesa Civil estadual, autoridades e moradores das regiões norte, nordeste e da Serra, além de partes das regiões noroeste, dos vales e litoral norte devem estar atentos às eventuais consequências das chuvas, que devem variar entre moderadas e fortes.


“Nessas regiões, os acumulados variam [hoje] entre 20 e 60 milímetros/dia, com pontuais passando dos 70 mm/dia em áreas próximas à divisa com Santa Catarina”, relatou a Defesa Civil estadual, em um alerta divulgado na quarta-feira.
Notícias relacionadas:
- Defesa Civil confirma quarta morte após chuvas no Rio significativa do Sul.
- Inmet alerta para onda de frio no Sul e excesso de precipitação em 3 estados.
- "Pior momento desde 1984", diz gestor municipal de cidade gaúcha sobre chuvas.
Ao menos cinco indivíduos já perderam a vida devido às consequência das chuvas das últimas semanas. Os óbitos foram registrados nas cidades de Aratiba, Candelária, recente Petrópolis, Sapucaia do Sul e recente Petrópolis. Um indivíduo está desaparecido desde o dia 17. O veículo em que ele e a esposa estavam foi levado pelas forças da água quando o casal passava por uma ponte. A cidadã é uma das cinco vítimas já confirmadas.
Até quarta-feira (25), 154 das 497 cidades gaúchas já tinham informado à Defesa Civil estadual que o município sofreu algum dano, prejuízo ou intercorrência em função das chuvas. Mais de 9 mil indivíduos foram desalojadas em todo o estado, tendo que deixar suas residências e se alojar temporariamente nas casas de parentes, amigos, hotéis ou pousadas, o caso dos desalojados, ou em abrigos públicos ou de entidades assistenciais, o caso dos desabrigados.