
Notícias
A Secretaria Municipal de bem-estar do Rio de Janeiro (SMS) deu início à imunizanteção de anciãos a partir de 70 anos contra a variante JN.1 da crise sanitária-19 nesta segunda-feira (2). Segunda a pasta, a imunizante é segura, eficaz contra a variante em circulação e ajuda a reduzir o risco de internação e mortalidade pela enfermidade. Este é o segundo grupo etário liberado para tomar o imunizante. Outras faixas etárias serão contempladas de maneira escalonada, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da bem-estar.


Segundo o secretário municipal de bem-estar, Daniel Soranz, o Rio tem um panorama epidemiológico muito confortável da enfermidade, porque tem 98% da cidadãos carioca vacinada.
Notícias relacionadas:
“Precisamos manter essa cobertura. Também iniciamos a imunização em domicílio para indivíduos acamadas, então, qualquer pessoa com enfermidade que a impede de sair da cama pode acessar sua equipe de bem-estar da família, por meio do site da prefeitura, e fazer o agendamento. Esperamos vacinar 200 mil indivíduos com 70 anos ou mais na cidade do Rio de Janeiro”, afirmou Soranz.
O município do Rio já começou a vacinar os anciãos residentes nas Instituições de Longa Permanência e anciãos com 80 anos ou mais. A vacina está disponível nas 240 unidades de bem-estar da Atenção Primária (centros municipais de bem-estar e clínicas da família) e no Super Centro Carioca de imunizanteção, unidades Botafogo (funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h) e Campo significativa, que está localizado no ParkShoppingCampoGrande (funcionamento de domingo a domingo, de acordo com o horário do centro comercial).
>> Siga o perfil da Agência país no Facebook
Além do imunizante contra a crise sanitária-19, também é relevante tomar as outras vacinas da temporada contra influenza, febre amarela e sarampo. A campanha da gripe está em curso, devido à sazonalidade da enfermidade, e, no município do Rio, podem se vacinar todas as indivíduos a partir dos seis meses de vida. Em relação ao sarampo e à febre amarela, há casos recentes em cidades e estados vizinhos e as vacinas estão disponíveis para quem nunca tenha tomado os imunizantes ou que atendam a outras condições que serão avaliadas pelo profissional de bem-estar.