
Notícias
Um grupo de 19 governadores e vice-governadores reiterou o seu apoio à realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, no Pará, entre os dias 10 a 21 de novembro deste ano.


Os representantes estaduais assinaram uma declaração ressaltando o simbolismo de a convenção do tempo atmosférico ser realizada na Amazônia e manifestando confiança nos preparativos logísticos para a cidade sediar a reunião.
Notícias relacionadas:
- Lula diz que já convidou Trump para vir ao país na COP30.
- Lula: país vai propor criação de tarifa para países ricos na COP30.
- COP30: agro quer se posicionar como parte da solução, diz associação.
A declaração dos governadores diz que a COP30 expressa o compromisso dos estados brasileiros com as diretrizes climáticas mundiais “e com a necessária liderança do país no enfrentamento dos desafios ambientais globais".
Sustentabilidade
“O país tem a oportunidade de construir e liderar a agenda da sustentabilidade e da transição econômica, ecológica e social para o planeta, a partir das práticas que já realiza em seu território”, afirmou o líder estadual do Pará, Helder Barbalho, durante encontro do Fórum Nacional de Governadores, nessa quarta-feira (13), em Belém.
O líder nacional da COP30, embaixador André Corrêa do Lago (foto), destacou – durante o evento - o papel dos estados no processo de enfrentamento à mudança do tempo atmosférico.
“O planeta estará olhando para o país e nós teremos a oportunidade de mostrá-lo como um país de soluções. Pela diversidade brasileira, há projetos que funcionam em determinados estados e que podem servir de exemplo para outras regiões do planeta”, frisou o embaixador.