O deputado estadual Neto Evangelista, do partido União, apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira, 5 de abril de 2023, para tornar obrigatório o uso de detectores de metal em escolas públicas e privadas do estado.
A iniciativa foi tomada após o ataque que resultou em quatro mortes em uma creche em Blumenau e no mesmo dia em que um adolescente foi apreendido por ameaçar um ataque em uma escola em São Luís. O deputado estadual Yglésio Moyses, do partido PSB, também protocolou uma proposta semelhante.
Evangelista destacou que a medida visa garantir a segurança de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Ele afirmou que é preciso prevenir a evolução dessas ameaças que colocam em risco os estudantes.
Já Yglésio Moyses, propôs o monitoramento amplo das instituições de ensino no estado, com inspeção de mochilas ou a instalação de detectores de metal em suas entradas.
Os projetos surgiram após os recentes ataques em escolas no país e as ameaças de massacres em escolas no estado.
No dia 5 de abril, um homem atacou uma creche em Blumenau e matou quatro crianças. No mesmo dia, a Polícia Militar do Maranhão apreendeu um adolescente que planejava um ataque em uma escola pública da capital.
Caso os projetos de lei dos deputados estaduais Neto Evangelista e Yglésio Moyses sejam aprovados, as instituições de ensino do Maranhão terão um prazo de 180 dias para se adequarem às disposições previstas nas leis.