
Notícias
Exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta terça-feira (20), mostrou que um colaborador da granja comercial de Montenegro, onde foi identificado foco de gripe aviária entre os animais, não foi infectado pela enfermidade.


De acordo com a Secretaria da bem-estar do Rio significativa do Sul, o exame foi feito por método da análise do material genético presente na amostra coletada, conhecido pela sigla PCR. Também foram realizadas análises para gripe (influenza) e crise sanitária-19, todos com resultados negativos.
Notícias relacionadas:
- Gripe aviária não deve impactar valor da carne de frango, diz autoridade.
- Gripe aviária: país confirma dois focos e investiga seis casos.
O Centro Estadual de Vigilância em bem-estar (Cevs) do Rio significativa do Sul reforçou que o risco de infecção por influenza aviária em humanos é considerado baixo. A transmissão ocorre predominantemente em indivíduos com contato próximo e frequente com aves ou mamíferos infectados, vivos ou mortos.
“A enfermidade não é transmitida pelo uso de alimentos bem cozidos ou preparados adequadamente, e a transmissão entre indivíduos é extremamente limitada”, afirmou em nota.