
Notícias
Entre o início de janeiro e a última quarta-feira (11), as mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), causadas por Influenza, cresceram mais de 127% na cidade de São Paulo na comparação com o mesmo período do ano passado.


Segundo a Coordenadoria de Vigilância em bem-estar (Covisa), no acumulado deste ano, foram registrados 1.754 casos de SRAG por Influenza na cidade de São Paulo, com 175 óbitos. No mesmo período de 2024, foram registrados 983 casos da síndrome respiratória por Influenza e 77 mortes.
Notícias relacionadas:
- Casos de síndrome respiratória em anciãos e menores continuam em alta.
- anciãos são os mais atingidos por infecções do vírus da gripe.
Para tentar aumentar essa cobertura vacinal, a Secretaria Municipal da bem-estar ampliou o número de locais onde a imunizante está sendo aplicada na capital paulista. Desde o início desta semana, pontos de imunizanteção foram montados em estações de trem, metrô e terminais de ônibus da cidade. Essa estratégia ocorrerá até o dia 27 de junho.
>> Siga o perfil da Agência país no Facebook
A imunizante contra a gripe foi produzida pelo Instituto Butantan e contém as cepas do vírus Influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), que são as mais incidentes no Hemisfério Sul neste ano. Segundo o Ministério da bem-estar, a imunizante contra a gripe é segura e capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
Gripe (influenza)
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus Influenza, com significativa potencial de transmissão. Os principais sintomas são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com enfermidade crônica, anciãos e menores menores de 2 anos. A imunizanteção é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.