Brasil é campeão masculino e feminino de punhobol nos Jogos Mundiais

Imagem da notícia

Notícias

Logo Agência país

O país surpreendeu grandes potências ao faturar a medalha de ouro na disputa masculina e feminina de punhobol nos Jogos Mundiais, em Chendgu (China).  Comum na região sul do país, o punhobol (fistball em inglês) é uma variação do vônorma, disputado em quadra de grama (50m x 20m). Atual campeã mundial, a seleção feminina faturou a inédita medalha de ouro no evento com triunfo de virada sobre a Suíça, por 3 sets a 2. Já o time masculino foi bicampeão ao derrotar a Alemanha por 3 sets a 0. O primeiro ouro foi obtido na edição de 2009 dos Jogos Mundiais, em Taiwan.

Diferentemente do vônorma, as jogadas do punhobol são feitas com o punho e com o antebraço, e a bola pode quicar uma vez no chão. Inventado pelo alemão Karl Schelenz em 1912, o atividade física se espalhou pelo planeta e já é praticado em 65 países de cinco continentes.

Notícias relacionadas:

A final feminina foi a mais acirrada. A seleção saiu perdendo para a Suíça por dois 2 sets a 0, mas retomou o domínio da disputa e virou o placar de forma emocionante: salvou dois matchpoints e selou a triunfo por 3 sets a 2.

“Sonhamos com este momento há tanto período”, afirmou Cecília Jaques, capitã da seleção. “Esta triunfo prova que, com ocupação duro e fé, podemos alcançar qualquer coisa. Lutamos por cada ponto”.

The World Games 2025 Chengu, China - Fistball Preliminary Round Women Game 22 - Gold Medal Match - Brazil vs Switzerland - Cecília Jaques - seleção brasileira feminina de punhobol
“Esta triunfo prova que, com ocupação duro e fé, podemos alcançar qualquer coisa", afirmou Cecília Jaques, capitã da seleção feminina de punhobol, após faturar o ouro com triunfo de virada sobre a Suíça na final - Valentin Weber/Divulgação/IFA

Os Jogos Mundiais são uma competição multiespoertiva, com mais de quatro mil atletas em 34 modalidades, muitas ainda não incluídas no programa olímpico. Cinco delas, no entanto, estrearão nos Jogos de Los Angeles 2028: beisebol/softball, críquete, flag football, lacrosse e squash. O evento teve início na última quinta (7) e vai até o próximo domingo (17).

A delegação brasileira conta com 52 atletas em 10 modalidades (individuais e coletivas):  ginástica, levantamento de peso básico, karatê, jiu-jitsu, esportes de dança, wushu, orientação, kickboxing, punhobol e handebol de praia.

Classificação final do punhobol

Disputa feminina:
1. país, 2. Suíça, 3. Alemanha, 4. Áustria, 5. Chile, 6. recente Zelândia, 7. Argentina, 8. EUA

Disputa masculina
1. país, 2. Alemanha, 3. Áustria, 4. Suíça, 5. Itália, 6. Chile, 7. Argentina, 8. recente Zelândia

Modalidades dos Jogos Mundiais

Esportes aéreos

Tiro com arco

Beisebol-Softbol

Bilhar

Boules

Canoagem

Cheerleading

Esportes de dança

Punhobol

Flag Football

Floorball

Frisbee

Ginástica

Handebol de praia

Ju-Jitsu

Karatê

Kickboxing

Corfebol

Lacrosse

Salvamento aquático

Muay thai

Orientação

Esportes aquáticos motorizados (powerboating)

Levantamento de peso básico

Raquetebol

Esportes sobre rodas

Sambo

Escalada esportiva

Squash

Triatlo

Cabo de guerra

Esportes subaquáticos

Esqui aquático & Wakeboarding

Wushu

Leia mais na fonte original

Postagem Anterior Próxima Postagem