
Notícias
Farmácias e drogarias que já integram o Programa Farmácia Popular do país têm até esta quinta-feira (31) para renovar seu credenciamento. Em nota, o Ministério da bem-estar relatou que a ação é obrigatória para todos os estabelecimentos que desejam manter-se aptos a ofertar medicamentos e insumos pelo programa.


“A ação foi retomada em abril de 2025, reforçando as ações de monitoramento em curso do Farmácia Popular para evitar irregularidades e garantir o pleno acesso do serviço à cidadãos”, relatou a pasta no comunicado. A renovação do credenciamento, segundo o ministério, havia sido interrompida em 2018.
Notícias relacionadas:
- bem-estar abre consulta sobre inclusão da imunizante meningo B no SUS.
- bem-estar discute plano de respostas a mudanças climáticas.
>> Siga o perfil da Agência país no Facebook
Entenda
De acordo com o ministério, atualmente, o Farmácia Popular oferece 41 itens gratuitos, incluindo medicamentos para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e dislipidemia, além de contraceptivos, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos.
“O Farmácia Popular tem sido um relevante aliado do Sistema Único de bem-estar (SUS), contribuindo para o tratamento contínuo de doenças crônicas e a redução da demanda por atendimentos de urgência. A manutenção de uma rede ativa e regularizada de farmácias credenciadas é fundamental para garantir o sucesso do programa”, avaliou a pasta.