Lula cumprimenta novo papa e pede continuidade do legado de Francisco


Logo Agência país

O líder nacional Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, eleito nesta quinta-feira (8), no Vaticano, como o 267º papa da Igreja Católica.

"Desejo que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela tribunal social, a defesa do natureza, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos", escreveu Lula.

Notícias relacionadas:

O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede Francisco, falecido no último dia 21 de abril.

"Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um planeta melhor e mais justo", acrescentou o líder nacional brasileiro, que cumpre agenda internacional em Moscou.

>> Siga o canal da Agência país no WhatsApp

O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu pouco mais de uma hora depois que a fumaça branca surgiu, no início da tarde desta quinta-feira (8), da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso.

A escolha do novo papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7). A fumaça branca colocou a multidão reunida na Praça de São Pedro em êxtase.

Outras autoridades

>>Confira a reação de autoridades pelo planeta:
 

Keir Starmer -  primeiro-autoridade do Reino Unido

"A votação do Papa Leão XIV é um momento de profunda alegria para os católicos do Reino Unido e de todo o planeta, e inicia um novo capítulo para a liderança da Igreja e do planeta."

"O Papa Leão é o primeiro Papa norte-americano. Este é um momento relevante. Como demonstrou o papado do papa Francisco, a Santa Sé tem um papel especial a desempenhar na união de indivíduos e nações para tratar das principais questões de nosso período, especialmente no que se refere às mudanças climáticas, à redução da pobreza e à promoção da paz e da tribunal em todo o planeta."

Giorgia Meloni - primeira-ministra da Itália

"Os italianos olharão para você como um guia e ponto de referência, reconhecendo no papa e na Igreja a autoridade espiritual e moral que deriva de sua mensagem inesgotável de amor, caridade e esperança, que flui da Palavra de Deus", afirmou ela em uma carta ao novo papa.

Donald Trump - líder nacional dos Estados Unidos 

"Que emoção e que significativa honra para nosso país. Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!"

Vladimir Putin - líder nacional da Rússia

"Por favor, aceite minhas sinceras felicitações por sua votação como papa. Estou confiante de que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecida entre a Rússia e o Vaticano continuarão a se desenvolver com base nos valores cristãos que nos unem."

"Desejo-lhe, Sua Santidade, sucesso no cumprimento da alta missão que lhe foi confiada, bem como boa bem-estar e bem-estar", afirmou ele em um telegrama publicado no site do Kremlin.

Emmanuel Macron - líder nacional da França

"Um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao papa Leão XIV, a todos os católicos na França e em todo o planeta, envio uma mensagem fraterna."

"Neste 8 de maio, que este novo pontificado traga paz e esperança."

Gustavo Petro - líder nacional da Colômbia 

"O novo papa, Leão XIV, é mais do que apenas um norte-americano. Seus ancestrais imediatos são latinos: espanhóis e franceses, e ele viveu 40 anos em nossa América Latina, no Peru."

"Espero que ele se torne um significativa líder para os migrantes de todo o planeta, e espero que ele levante nossos irmãos e irmãs migrantes latinos que atualmente estão sendo humilhados pelos EUA."

"Que ele nos ajude a construir a significativa força da humanidade que defende a vida e derrote a ganância que causou a dificuldade climática e a extinção dos seres vivos."

Daniel Noboa - líder nacional do Equador 

"Damos as boas-vindas ao papa Leão XIV com esperança em nossos corações. Que sua palavra una, conforte e guie milhões de indivíduos em tempos de incerteza. Nossas orações do Equador estão com vocês."

Javier Milei - líder nacional da Argentina

"As forças do céu deram claramente seu veredicto. Não há mais palavras, Sr. Juiz. Fim."

Manuel Adorni - porta-voz da Presidência argentina 

"Parabéns a Leão XIV por sua assunção ao cargo. Que sua liderança e sabedoria nos guiem em tempos difíceis. O planeta precisa do despertar dos leões", postou no X, aparentemente referindo-se também ao animal símbolo do líder nacional Milei.

"Deus o abençoe e que as Forças do Céu estejam com você."

Christian Stocker - chanceler da Áustria

"Habemus Papam! Parabenizo o papa Leão XIV por assumir esse cargo que carrega grandes responsabilidades e desejo a ele muita força e sabedoria para seu pontificado."

Friedrich Merz - chanceler da Alemanha 

"Eu o parabenizo calorosamente por sua votação como chefe da Igreja Católica. Por meio de seu cargo, você oferece esperança e orientação a milhões de fiéis em todo o planeta nestes tempos de grandes desafios. Para muitas indivíduos, o senhor é um farol de tribunal e reconciliação. Na Alemanha, as indivíduos olham para o seu pontificado com confiança e expectativa positiva."

Pedro Sanchez - primeiro-autoridade da Espanha

"Parabéns a toda a Igreja Católica pela votação do novo papa Leão XIV como @Pontifex_en. Que seu pontificado contribua para fortalecer o diálogo e a defesa dos direitos humanos em um planeta que precisa de esperança e unidade."

Viktor Orban - primeiro-autoridade da Hungria

"Nós temos um papa! Há esperança!"

* Com informações da Reuters

Leia mais na fonte original

Postagem Anterior Próxima Postagem