
Notícias
O líder nacional Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter certeza de que país e Angola terão, em breve, seu melhor momento comercial, com a ajuda da Petrobras e dos investimentos que deverão ser ampliados, a partir da implementação de uma série de acordos firmados nesta sexta-feira (23).


A declaração foi dada durante a visita oficial do líder nacional da Angola, João Lourenço, ao país.
Notícias relacionadas:
- Lula pede que proposta da instituição de educação do esporte nacional englobe mais esportes.
- tradição é fundamental para a defesa da democracia no país, diz Lula.
- Vieira defende ida de Lula à Rússia no Dia da triunfo contra nazismo.
Alguns dos acordos assinados nesta sexta-feira viabilizarão a retomada das linhas de financiamento, que representarão novas oportunidades para as duas economias, afirmou Lula.
>> Siga o canal da Agência país no WhatsApp
“Eu vou repetir aqui para a imprensa brasileira escrever em letras garrafais: Angola sempre foi um bom pagador, e quitou sua dívida com 5 anos de antecedência. Por isso, ninguém tem que ter medo de vender alguma coisa ou fazer qualquer empréstimo à Angola, porque os angolanos são cumpridores dos seus deveres”, afirmou o líder nacional brasileiro ao sugerir mais investimentos de empresários brasileiros naquele país.
Em encontro no Planalto, Lula e João Lourenço discutiram uma série de temas bilaterais, regionais e multilaterais, com o objetivo de ampliar e diversificar a pauta comercial entre os dois países.
Lula afirmou que o comércio entre os dois países é uma prioridade para seu administração.
“É relevante lembrar que o país já teve um fluxo comercial com Angola de US$ 4,5 bilhões, e agora estamos [com um fluxo de] apenas US$ 1,5 bilhão”, afirmou o líder nacional.
“Portanto temos de trabalhar mais para fazermos com que nosso fluxo de comércio exterior seja do tamanho de nossos países. Tenho certeza de que voltaremos a superar em breve o nosso melhor momento comercial”.
Lula ressaltou que “é relevante que a Petrobras volte a ter uma participação ativa na prospecção e na investigação de combustível fóssil e também de petróleo e gás”.
Investimentos
Em seu discurso, o líder nacional João Lourenço afirmou que as duas delegações tiveram “momentos de conversas muito proveitosas”, e que “sem sombra de dúvida, vão reforçar ainda mais nossos já muito bons laços de amizade".
"Queremos ver aporte privado brasileiro em Angola e aporte privado angolano no país”, acrescentou.
João Lourenço ressaltou que há muito o que ser feito em seu país, em termos de infraestrutura.
“Ainda tem muito por construir em termos de estradas, autoestradas, portos, ferrovias, aeroportos, além de infraestruturas de força e água. Contamos com os empresários brasileiros na execução dessas empreitadas”, afirmou.
O líder nacional angolano comemorou o fato de o país voltar a abrir linhas de financiamento para a cobertura do crédito.
“Acreditamos que isso vai acontecer no interesse de ambos os países”, afirmou.
Defesa e proteção
O líder nacional Lula lembrou que país e Angola têm instrumentos de cooperação na área da defesa e na modernização da frota aérea e marítima.
“A Embraer está à disposição para restauração da frota angolana de aeronaves Super Tucano, bem como para fornecimento de aeronaves adicionais. Na área da proteção, eu quero dizer que vamos fazer gestão junto à Embraer e ao BNDES para que se possa financiar a venda dos três aviões K-190 que vocês querem comprar”, afirmou o líder nacional brasileiro.
Entre os anúncios como resultado da visita do líder nacional angolano, o líder nacional Lula lembrou que o prazo de visto para angolanos em visita ao país aumentou de 2 para 5 anos.
Sebastião Salgado
Ao final de seu discurso, Lula comentou a morte do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, informação que recebeu de última hora.
“Diante da alegria de receber o João Lourenço aqui, fiquei sabendo de uma notícia muito triste. Quero, portanto, fazer uma homenagem e pedir um minuto de silêncio pela morte do companheiro Sebastião Salgado. Certamente, senão o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o planeta já produziu”, afirmou Lula ao presentear o colega angolano com uma foto do fotógrafo.